TEATRO

PAIQUERÊ PIQUIRI FIEETÓ

Paiquerê Piquiri Fiietó Paiquerê significa campo em cima da serra, onde para os índios da Região Sul e Sudeste era o paraíso. A palavra Piquiri vem do tupiguarani e significa rio dos peixinhos. E Fiietó foi o grande herói que conseguiu levar o fogo para todos os índios.

São histórias que buscam no repertório mítico e poético brasileiro explicar o surgimento dos seres e das coisas. Esses mitos folclóricos são o ponto de partida do espetáculo infantil Paiqueri Piquiri Fiietó.

A peça explora o imaginário da cultura brasileira originado em uma época muito anterior à chegada dos primeiros europeus à América. Para transmitir esse conhecimento popular às crianças, há a união de duas linguagens bem distantes no tempo: a arte milenar de contar histórias e a tecnologia, utilizando a narração digital. Em cima do palco, há projeções em vídeo e sons pré-gravados. Paisagens, animais, jogos para computador e sons da natureza ganham vida e complementam a narração.

O espetáculo é destinado principalmente a crianças de 6 a 10 anos que entram em contato com histórias antigas através de uma linguagem contemporânea. Esses elementos despertam não apenas o interesse das crianças pela cultura nacional, mas também estimulam a pesquisa de novas tecnologias de informação.

O espetáculo foi realizado em 2009, no teatro do Museu Oscar Niemeyer. Foi um grande sucesso de público. Aproximadamente 6 mil crianças assistiram à peça, gratuitamente.

Aperte o play no vídeo abaixo para conferir algumas imagens e a trilha do espetáculo.

OUTROS ESPETÁCULOS:

Guarda-chuva dos Desejos
Teatro Faap – SP – 1995

Sai da Frente que atrás vem Gente
Teatro Taib – SP – 1989

Bailado do Deus Morto
Oficina Oswald de Andrade e Teatro Sérgio Cardoso – SP – 1986

Pato sem Patrão
Teatro Igreja – SP – 1984

Despertar da Primavera
Teatro Guaíra – PR – 1980

Curitiba Velha de Guerra
Teatro do Sesi – PR – 1978