Histórias da Cléo – 1ª edição

A primeira edição do projeto Histórias da Cléo, 2014, circulou pelas bibliotecas escolares e Faróis do Saber, da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba. O projeto contou com o incentivo da Caixa Cultural e da Lei do Mecenato da Prefeitura Municipal de Curitiba – Fundação Cultural de Curitiba. Oportunizou o acesso gratuito 5,4 mil crianças de 30 escolas da rede pública de Curitiba e nove escolas da região metropolitana.

Foi realizada uma oficina de formação de contador de histórias para 35 participantes.

Na minha memória, a imagem de cada rosto, cada gesto, cada cara de surpresa, medo, descoberta e encanto. Que invenção gostosa é Histórias da Cléo. 

Em cada apresentação eu encontro com nas crianças, uma nova intenção para o texto que escrevi. Suas expressões e impressões despertam simbologias, que eu não me dava conta ao ler o texto silenciosamente para mim.

Quando eu leio para elas e vejo suas reações, percebo sentidos e ritmos que já estavam lá, silenciosos, aguardando para serem desvelados. Isso está sendo muito bom. Estou adorando, crianças, adorando.

 

fotos: Cadi Busatto

Histórias da Cléo completou 100 apresentações. Em torno de 5,4 mil crianças, ouviram a pergunta, para que serve a literatura, a ficção, as histórias de mentira, se não nos ensinam a construir casa, levantar pontes, costurar vestido, ou cozinhar feijão com arroz?

Algumas crianças disseram que elas servem para a gente aprender a ler, para se instruir e para imaginar. Outros, ousados e criativos, foram além e lembraram  que elas podem nos fazer sonhar, descobrir o novo e nos fazer feliz. Adorei!

Depoimento

“Queremos novamente agradecer pelo trabalho maravilhoso que ela realizou em nossa escola. Nossas crianças e professores ficaram encantados. Ficaremos honradas em recebê-la em outras oportunidades.”

Marilia Stockler

Coordenadora Administrativa, Escola Municipal Maria Clara Tesserolli

Peças para divulgação

Folheto

Contato

Sinta-se à vontade para entrar em contato:
contatoclb@cleobusatto.com.br

Acompanhe as novidades pela fanpage: