DE CASO COM A PALAVRA

DE CASO COM A PALAVRA

De caso com a palavra: segunda edição é um evento literário idealizado pela escritora Cléo Busatto que prevê duas ações:
  • Oficina de formação de mediadores de leitura, intitulada Leitura literária: promoção e formação do mediador.

  • Fórum sobre leitura e literatura com o tema Os efeitos e afetos da literatura na nossa vida.

De caso com a palavra é um evento literário idealizado pela escritora Cléo Busatto que prevê duas ações:

Oficina de formação de mediadores de leitura, intitulada Leitura literária: promoção e formação do mediador.

Fórum sobre leitura e literatura com o tema Os efeitos e afetos da literatura na nossa vida.

Reconhecemos que a capacitação dos mediadores é fundamental para a promoção da leitura e a formação de novos leitores. Durante a oficina os participantes serão convidados a refletir sobre a sua atuação e seu papel enquanto agente transformador; sobre a importância da literatura na vida das pessoas e serão estimulados a buscar ações, para tornar a biblioteca um espaço acessível e desejado pela população.

O projeto se enquadra nos Eixos 2 e 3 do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná – PELLL.

A primeira edição do projeto aconteceu no biênio 2012/2013. Contou o patrocínio do MinC, COPELe apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e Biblioteca Pública do Paraná. Nesta etapa participaram das 17 oficinas, em torno de 430 participantes representando 118 municípios do estado do Paraná. Foram realizados 3 fóruns, nas cidades de Foz do Iguaçu, Maringá e Ponta Grossa, que contaram com a participação de 830 participantes. Em torno de 7 mil pessoas foram contempladas pelo projeto.

A segunda edição, 2016/2018 foi selecionada no programa PROFICE e teve o apoio da COPEL e Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. O evento favoreceu cerca de 5,5 mil pessoas, sendo que 434 profissionais participaram das 19 oficinas;  80 municípios estiveram presentes e seus representantes desenvolveram e aplicaram  25 projetos, que beneficiaram  aproximadamente 5 mil pessoas. Foi realizado 1 fórum na cidade de Paranavaí e 72 pessoas de 4 municípios participaram dele.

TV

Programa concebido e apresentado pela escritora Cléo Busatto e produzido pela CLB Produções. De Caso com a Palavra são 30 interprogramas de 2 minutos, sobre promoção e formação de mediadores de leitura, veiculado no primeiro semestre de 2014, na TV éParaná.

O conteúdo do programa se relaciona com a oficina de mediação de leitura de mesmo título, desenvolvido pela escritora no ano de 2012. O objetivo é oferecer ao telespectador pequenas dicas, para que ele possa atuar como um mediador de leitura na sua casa. Os programas incluem temas como: efeitos e afetos da literatura; agente de reencantamento; breve histórico da leitura; leitura na contemporaneidade; leitura como prática social; leitura como prática cultural; leitura e subjetividade entre outros.

Você pode conferir uma seleção de vídeos do programa De Caso com a Palavra no canal de Cléo Busatto no Youtube: aqui.

Curitiba PR, 2014.