Aproximar o leitor do autor e capacitar profissionais para a arte de contar histórias são os objetivos do projeto Histórias da Cléo PR 2, que será realizado em novembro de 2019. Ao todo, sete cidades do Sudeste paranaense (Bituruna, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Porto Vitória, Cruz Machado e Rio Azul) participam da ação idealizada pela escritora Cléo Busatto e viabilizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Sanepar e do Grupo Potencial.

O projeto acontece em dois atos: a intervenção artístico-literária Histórias da Cléo e a oficina de formação de contadores de histórias Contar e Encantar, pequenos segredos da narrativa. O primeiro é um espetáculo para crianças que apresenta a obra literária da autora de maneira interativa, colocando a plateia como protagonista. O segundo é uma oficina dedicada a professores, mediadores e agentes de leitura, que propõe a reflexão e a prática da arte de contar histórias. Todas as ações são gratuitas.

“Eu vivo duas estações na minha jornada como escritora. A primeira é o tempo da solidão criativa, no qual crio as histórias e fico na companhia dos personagens. A segunda é o tempo de compartilhar com o leitor, ser afetada pelo seu olhar e me inspirar para novas criações. Para mim é uma alegria estar com o leitor. Ele é quem dá vida aos meus livros”, conta Cléo Busatto.

Essa é a terceira edição do projeto Histórias da Cléo que já levou as obras da escritora para 10.700 crianças da rede pública de Curitiba e da região metropolitana, além de 20 cidades paranaenses. O projeto também capacitou 102 pessoas nas oficinas de contadores de histórias.

Intervenção artístico-literária para crianças, Histórias da Cléo
No espetáculo, a obra literária é apresentada de forma performática, por meio da atuação da escritora e com a participação da criança. A construção do trabalho é uma releitura de algumas obras de autoria de Cléo Busatto por meio de várias linguagens, como a narração oral, o canto e a leitura em voz alta. A plateia é convidada a se tornar protagonista dessa ação, interagindo na atuação da escritora, por meio da exploração sonora e linguística das obras.

Cléo Busatto constrói com o público momentos criativos e prazerosos e demonstra que as histórias podem nos divertir e instruir. As obras de Cléo Busatto que integram o espetáculo fazem parte de programas de leitura (federal, estadual e municipal) e catálogos internacionais, como a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bologna, Itália.

Serão quatro espetáculos em cada cidade, dirigidos a crianças de 6 a 11 anos. A ação acontece na Biblioteca Pública ou Cidadã de cada cidade participante, valorizando o uso da biblioteca e reforçando o conceito biblioteca-viva, ou seja, espaço que recebe e atua com cultura.

Oficina de formação de contadores de histórias, Contar e Encantar, Pequenos Segredos da Narrativa

A oficina de formação de contadores de histórias propõe a reflexão e a prática da arte de contar história, exercitando os três eixos (ritmo, intenção e imagens) que qualificam a técnica da autora, descrita no seu livro Contar e encantar, pequenos segredos da narrativa (8ª ed., editora Vozes). Serão abordadas considerações significativas sobre o texto literário, como a importância das histórias na formação do ser humano e a narrativa como um caminho para aproximar pessoas.

A oficina de formação será realizada na cidade de Rio Azul e oferece dez vagas para profissionais de cada um dos municípios participantes.

Histórico do projeto

A primeira edição do projeto Histórias da Cléo, 2014, circulou pelas bibliotecas escolares e Faróis do Saber, da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, de Curitiba. Contou com o incentivo da Caixa Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba – Fundação Cultural de Curitiba. Oportunizou o acesso gratuito a 5,4 mil crianças da rede pública de Curitiba e da região metropolitana.

Em 2016 foi realizada a segunda edição, que se chamou Histórias da Cléo PR1. O projeto foi selecionado no edital Circula Paraná, da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. Com o patrocínio do MINC e da Copel. Atuou em 20 municípios da Mesorregião Metropolitana de Curitiba e oportunizou o acesso a 5,3 mil crianças e adultos nas ações que aconteceram nas bibliotecas Públicas e Cidadãs de cada cidade. As oficinas de formação de contadores de histórias capacitaram 67 participantes.

Serviço:
Histórias da Cléo PR2
Patrocínio: Lei Rouanet, Sanepar e Grupo Potencial.
Locais dos espetáculos: Bituruna, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Cruz Machado, Porto Vitória e Rio Azul.
Oficina de formação de contadores de histórias: dia 19 de novembro de 2019, no Salão da Secretaria de Educação de Rio Azul (Rua Getulio Vargas, 270).
Intervenção artístico-literária para crianças, Histórias da Cléo: Mallet (04/11), Cruz Machado – (5/11), Paula Freitas (06/11), General Carneiro (11/11), Bituruna (12/11), Porto Vitória (13/11) e Rio Azul (18/11).
Inscrições gratuitas pelo site http://cleobusatto.com.br

Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto é uma artista da palavra. Como escritora publicou seu primeiro livro, Dorminhoco, em 2001. É autora de mais de 25 obras, entre literatura para crianças, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 280 mil exemplares. Eles fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como a Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália. Seu livro A fofa do terceiro andar foi finalista do Prêmio Jabuti 2016, categoria juvenil.

Como narradora oral contou histórias para mais de 150 mil pessoas, no Brasil e exterior. Também produz e narra histórias no meio digital. Esta pesquisa, que foi tema da sua dissertação de mestrado, já originou cinco mídias.

Enquanto mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura formou mais de 80 mil pessoas, em oficinas e palestras. Cléo Busatto é mestre em Teoria Literária, pela Universidade Federal de Santa Catarina, e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar – SP.

Por meio da produtora CLB Produções concebe e executa projetos culturais e educativos de mediação de leitura, literatura e teatro.

Obras recentes:
– Histórias que eu gosto de contar. Curitiba, PR: CLB Produções, 2018. PNLD Literatura 2018. Programa Minha Biblioteca SME SP 2019.
– Livro dos Números, Bichos e Flores. Alfenas, MG: Cria Editora, 2017.
– O tempo das coisas. Alfenas, MG: Cria Editora, 2017.
– Como vender bem, a arte de se comunicar contando histórias. Petrópolis: Vozes, 2017.
– A fofa do terceiro andar. 2ª ed. Rio de Janeiro: Galera Record, 2015. Finalista do Jabuti 2016, categoria Juvenil. PNLD 2020.

Fonte: https://paranashop.com.br/2019/10/acao-literaria-promove-cultura-e-educacao-no-parana/?fbclid=IwAR1-WfdzXEEWTCKg1UrpnMjGz9ckXKUQdE-MFmMFjksZ8Nq3sp03bA3krYs